AVALIAÇÃO PSICODIAGNÓSTICA

Avaliação de adultos por meio de entrevistas, exames, testes e observações, a fim de compreender profundamente a totalidade da personalidade do cliente e encaminhá-lo ao tratamento mais adequado.  

O psicodiagnóstico é um estudo profundo da personalidade, que pode orientar o processo psicoterápico. O método de investigação da avaliação psicodiagnóstica envolve entrevistas e observações clínicas, testes psicológicos, técnicas projetivas e outros procedimentos de investigação clínica, como jogos, desenhos, contar estórias, brincar, etc.

Os testes são selecionados e realizados em função do motivo da solicitação e de entrevista com o paciente e/ou familiar. Os testes visam avaliar transtornos de personalidade, psicopatologias diversas, comportamentos e indicar o tipo de tratamento em que o paciente pode se beneficiar.

Assim, na avaliação psicodiagnóstica a escolha da bateria de testes e métodos avaliativos devem atender às necessidades especificas de cada caso, considerando a idade, o sexo, escolaridade e, especialmente, o objetivo do que se quer avaliar, afim de indicar corretamente medidas terapêuticas eficazes.