AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

A avaliação psicopedagógica tem por finalidade o levantamento das competências e dificuldades da criança frente à aprendizagem, com o objetivo de orientar o processo de tomada de decisões sobre o tipo de resposta educativa que pode favorecer seu desenvolvimento pessoal, social e acadêmico.

É indicada para casos de distúrbios de aprendizagem, TDAH, superdotação, deficiência visual, física, auditiva e mental. A Psicopedagogia atua tanto na prevenção, como no diagnóstico e intervenção.

O processo preventivo investiga a relação do indivíduo com a instituição de ensino em que está inserido, avaliando os aspectos didáticos e metodológicos aplicados, e a dinâmica dos professores, a fim de propor alternativas que otimizem os esforços empreendidos pelos envolvidos.

Na clínica, auxilia o indivíduo na superação das dificuldades de aprendizagem, investigando os sintomas, a modalidade de aprendizagem e assim desenvolvendo o processo interventivo. Importante destacar que cada pessoa tem uma forma única, particular e individual de aprender.

A função da avaliação psicopedagógica é também reconhecer a modalidade de aprendizagem do indivíduo, introduzindo intervenções adequadas que atendam às necessidades específicas do indivíduo avaliado.