TERAPIA EM EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing)

EMDR é um método psicoterapêutico criado por Francine Shapiro, psicóloga americana, que permite a dessensibilização e o reprocessamento de experiências por meio da estimulação dos dois hemisférios do cérebro. É um novo e eficaz método que auxilia a resolver, de forma rápida e duradoura, vários tipos de problemas psicológicos e emocionais, especialmente os ligados a traumas.

Este tipo de terapia utiliza a estimulação sensorial (auditiva, ocular e/ou tátil) para ativar mecanismos de cura. A terapia estimula o autoconhecimento, mudança do estilo de vida, além de auxiliar na superação de traumas.

A terapia em EMDR é indicada para casos de pânicos em geral, ansiedades e fobias, além de melhorar distúrbios do sono em geral, pois a técnica trata as lembranças ruins que impedem o sono reparador.

Trata-se de uma metodologia de psicoterapia que tem se destacado por apresentar resultados eficazes, em tempo mais curto que o habitual. Busca, através dos movimentos bilaterais alternados, ativar o sistema de processamento de informação cerebral, permitindo que uma memória traumática possa ser acessada, elaborada, ressignificada e deixada no passado.

A terapia em EMDR é especialmente empregada no tratamento de transtorno de estresse pós-traumático, quadros de ansiedade, depressão, fobias, síndrome do pânico, instalação de recursos positivos e outros.