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AVALIAÇÃO PSICODIAGNÓSTICA INFANTIL

A avaliação psicológica de crianças é uma demanda frequente na clínica da psicologia infantil, seja por questões de caráter emocional ou educacional. A avalição infantil pode ter um caráter preventivo importante, uma vez que possibilita a identificação precoce de condições que podem trazer consequências para o desenvolvimento ao longo da vida.  Para Cunha (2000) o “psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica feita com propósitos clínicos (…) que visa identificar as forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com o foco na existência ou não de psicopatologia”. É definido como um processo científico de tempo limitado que tem como objetivo identificar forças e fraquezas do funcionamento psicológico do sujeito, com enfoque nos aspectos psicopatológicos.

 

Há, portanto, algumas etapas básicas deste processo, sendo elas: o enquadre, em que são realizados os acordos com paciente como os valores, os prazos, objetivos, entre outros; a anamnese; aplicação da bateria de testes; correção e análise de dados; devolutiva, que deve ser dada a quem de direito e respeitando o sigilo profissional. Assim, a avaliação psicodiagnóstica infantil tem como objetivo a compreensão do momento evolutivo da criança nas diferentes áreas do desenvolvimento, especificando aspectos significativos e suas inter-relações com o ambiente sócio-familiar em que vive.